Abordagem
Dentro da Psicologia, existe algo que conhecemos enquanto abordagens. As abordagens funcionam como formas diferentes de se tratar e enxergar os problemas. Não necessariamente uma abordagem é melhor do que outra, porém elas possuem fundamentos teóricos e práticos bem diferentes.
Encontrei na abordagem Psicanálise de referencial Freud-Lacan a possibilidade de promover mudanças mais profundas e significativas nos pacientes. Não ofereço tratamentos rápidos e milagrosos que tocam na superfície do problema, principalmente porque não acredito que esses tratamentos funcionem e quando “funcionam”, apenas proporcionam alívios rápidos.


Clínica Psicanalítica
A Clínica Psicanalítica pode não ser a forma de atendimento mais rápida mas com certeza produz frutos quando pensamos o bem estar e a saúde mental do paciente de forma duradoura. Nossa única regra dentro do procedimento é a Associação Livre, ou seja, o paciente falar livremente sobre os acontecimentos de sua vida e de sua história.
Falamos muito sobre o passado para entender o quanto ele ainda se faz presente. Nesse sentido, a Psicanálise realiza um trabalho investigativo, para destacar quais pontos da infância, adolescência e, se for o caso, vida adulta, produziram e estão produzindo sofrimento psíquico.
A implicação do sujeito
A implicação do sujeito no processo é algo que facilita muito o andar do tratamento, porém isso não significa dizer que o paciente precisa trazer tudo que aconteceu em sua vida nas primeiras sessões.
Procuro construir um espaço saudável, acolhedor, com uma escuta sensível, com calma e paciência para que o paciente se sinta confortável para trazer tudo que pode estar influenciando seu estado psicológico.

Clínica Inclusiva
No Art. 2º do Código de Ética do Psicólogo diz “Ao Psicólogo é vedado: b) Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais”.
Tal artigo estabelece o compromisso que tenho com minha profissão ao construir uma clínica que seja eticamente responsável e que leve em consideração os aspectos da realidade social e histórica dos indivíduos e aonde se localizam territorialmente. Nesse sentido, a clínica pensada de maneira inclusiva procura atender todos os tipos de pessoas, assim como aquelas que são alvo de preconceitos, como pessoas pretas, população LGBTQIA+, pessoas com deficiências, indígenas e etc.
Com o tempo passamos a entender que existe um processo de construção da nossa própria clínica. Nesse percurso, entendi que minha formação enquanto pessoa é essencial para minha formação enquanto analista.
Por isso, minha clínica é construída e aperfeiçoada em conjunto com meus pacientes. Assim, te convido a construir um trabalho analítico comigo.
Minha clínica
